Nome: Sanji
Apelido: Kuro Ashi (Perna Negra)
Idade: 19 anos
Aniversário: 02 de março
Recompensa: 77.000.000
Fruta do Diabo: Nenhuma
Ofício: Cozinheiro da Mugiwara Kaizokudan
Da infância até a promessa
Sanji nasceu e morou no North Blue com o sonho de encontrar o oceano que contém todas as espécies raras de peixes e frutos do mar (All Blue), até que o bando dos piratas de Zeff, o Perna Vermelha, atacou o navio do qual Sanji (ainda pequeno) fazia parte na equipe de cozinheiros. Durante o ataque, começou uma enorme tempestade que, antes de afundar os navios, fez Zeff salvar Sanji e depois deixá-los inconscientes, só acordando quando haviam sido empurrados à uma ilha inóspita.
Zeff conseguiu pegar apenas dois sacos antes de desmaiar, um de comida e outro cheio de ouros e jóias. Zeff entregou a Sanji o saco de comida, que era pequeno, para que este pudesse agüentar até a chegada de alguma ajuda e mentindo que no outro saco, que era bem maior, havia comida também, dando a desculpa de por ser adulto, precisava comer mais.
Cada um ficou em um canto da ilha para, caso avistasse algum navio, pedir ajuda, porém, a comida de Sanji havia acabado e este decidiu matar Zeff para comer a suposta comida de dentro do grande saco. Mas foi surpreendido ao ver que havia apenas riquezas materiais nele e que *Zeff teria comido sua própria perna para sobreviver. Supreendido, Sanji prometeu a Zeff que iria construir um restaurante/navio no meio do mar para que outras pessoas não sofressem do mesmo jeito que eles haviam sofrido.
Depois de resgatados, Sanji e Zeff trabalharam muito e, juntos, construíram o restaurante flutuante Baratie que foi crescendo cada vez mais e ganhou uma enorme popularidade dentre os navegantes do alto mar.
Zeff também ensina seu estilo de luta a Sanji, que consiste em apenas usar as pernas para lutar, já que um cozinheiro não deve "sujar suas mãos".
*(Há duas versões sobre a perda da perna de Zeff, no animê, ao salvar Sanji, sua perna havia ficado presa na âncora, já no mangá ele comeu-a para não morrer de fome.)
O encontro com seu futuro capitão
Luffy estava à procura de um cozinheiro para a tripulação, e a primeira parada para a busca do novo nakama seria no Restaurante Flutuante, Baratie, por ser conhecido por ter excelentes cozinheiros piratas.
De repente acaba se deparando com o tenente da Marinha, Fullbody, que ordena que afundem o Going Merry com um tiro de canhão. Luffy, para defender seu navio, revida o tiro usando seu “Gomu Gomu no Pachinko”, mas este sai de controle e acaba indo no telhado do Restaurante Flutuante Baratie. Luffy, ingênuo como sempre, entregou-se para o Zeff, Dono do Restaurante, e como punição, Luffy foi posto para trabalhar lá como garçom durante um ano, só assim poderia pagar pelo enorme prejuízo que causou ao restaurante.
Lá ele encontra o Chef assistente, Sanji, alimentando um pirata (Gin) que, mesmo sem ter como pagar, suplicava por comida. Luffy achou que esta havia sido uma atitude nobre e resolveu que Sanji seria o seu futuro nakama. Na verdade, Sanji entra no bando, principalmente, por causa de Nami.
Personalidade
Sua qualidade mais característica é o cavalheirismo. Sanji é extremamente gentil com as mulheres bonitas e trata os homens de uma maneira completamente oposta. Ele odeia desperdícios de comida e prefere morrer do que agredir uma mulher fisicamente. Está constantemente discutindo com Zoro e, quando não há nenhuma mulher envolvida no assunto, é um dos mais sensatos e inteligentes do bando.
Quando vê qualquer rabo de saia, fica subitamente apaixonado. No navio, vive tentando agradar Nami e Robin com seus dons culinários, mas acaba tendo que cozinhar também para Luffy, Usopp e Chopper, que vivem atacando a geladeira à noite.
Em Thriller Bark, é revelado que um de seus maiores sonhos era ter comido a Akuma no Mi da invisibilidade, para poder espiar as garotas no banheiro. Infelizmente, Absalom já a tinha comido, arruinando suas esperanças e o deixando furioso.
Curiosidades
- A sobrancelha direita de Sanji é o “O” da assinatura do criador (Eiichiro Oda). (quem quiser ver, vá na seção Eiichiro Oda - o Autor)
- Por trás da sua franja que fica “jogada” ao lado esquerdo de seu rosto, segundo Eiichiro Oda, se enconde um dos maiores segredos de One Piece.
- Sua primeira aparição no animê é no episódio 20 e no mangá é no capítulo 43.
- O golpe mais forte de Sanji é “Diable Jambe” que é revelado na saga de Enies Lobby. Ele se apoia em uma perna só e gira rapidamente, fazendo com que a energia de atrito com o solo deixe sua perna em chamas.
- Sanji não sofre efeito do calor do Diable Jambe, porque o seu coração queima mais forte (SBS).
- Sanji fuma desde seus 10 anos apenas para mostrar à Zeff a sua “maturidade”.
- A 4Kids “trocou” o cigarro que Sanji sempre tem à mão por um pirulito, fazendo-o, assim, aparentar ser mais infantil do que o desejado por Sanji ao começar com o vício.
- Após a saga de Enies Lobby, a Marinha faz um cartaz de “procurado” para Sanji, porém, por não terem fotos dele, colocaram uma caricatura ou retrato falado (ou “mal-falado”), expondo-o ao ridículo.
- Apesar de apenas lutar com os seus potentes chutes, Sanji também sabe lutar com facas, como demonstrou saber na luta do trem Puffing Tom contra o Ramen Kenpo (Saga CP9).
- Sanji é 5º personagem (fora o protagonista) mais querido pelas jovens japonesas.